Golpe Eficaz e Eficiente
Em nosso curso de Formação de Instrutores de Karatê-Do com o Professor Ennio Vezzuli, fomos questionados a respeito de EFICAZ ou EFICIENTE?

Muitas pessoas falam sobre esse tema, mesmo assim, ainda é muito grande o número de pessoas que não sabem a diferença, ou que não têm segurança para explicá-las adequadamente. Por este motivo estamos pesquisando um pouco mais sobre o assunto.

Os dois termos podem ser tratados como “sinônimos”. Mas como não existem sinônimos perfeitos, há uma pequena diferença entre eles, especialmente no campo da Administração.

- EFICÁCIA é atingir o objetivo proposto, cumprir, executar, operar, levar a cabo; é o poder de causar determinado efeito. EFICAZ então é o que realiza perfeitamente determinada tarefa ou função, que produz o resultado pretendido. Dicionários em inglês destacam o uso do termo especialmente quando se trata de doença ou problema: remédio eficaz, método de tratamento eficaz; fez uma limpeza eficaz; constatou a eficácia das armas e da estratégia usada.

- EFICIÊNCIA é a qualidade de fazer com excelência, sem perdas ou desperdícios (de tempo, dinheiro ou energia). EFICIENTE é aquilo ou aquele que chega ao resultado, que produz o seu efeito específico mas com qualidade, com competência, com nenhum ou com o mínimo de erros.

O eficiente vai além do eficaz. A eficiência tem uma graduação: uma pessoa, máquina ou organização pode ser mais ou menos eficiente que outra. Uma secretária pode ser mais eficiente amanhã do que hoje. Um sistema de refrigeração pode ser mais eficiente que outro. Já a eficácia implica sim ou não: uma medicação, por exemplo, ou é eficaz ou não é.

Outras conotações:

Uma pessoa eficaz é aquela que faz aquilo que dever ser feito, que cumpre com suas metas, que realiza o que foi proposto. Cláudio vendeu sua quota de produtos. Eliza também, mas gastou 30% de gasolina a menos. Neste caso, se a meta era vender a quota, ambos foram eficazes, mas Eliza foi mais eficiente.

A eficiência diz respeito a como fazer e está relacionada as ações a serem realizadas, definidas no nível operacional.

É uma questão de custo-benefício, onde buscamos ter o mínimo de perdas e/ou desperdício. Uma relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados. Se toda a sua equipe entregou o relatório na data prevista, ok, foram eficazes. Mas se você conseguiu fazê-lo e ainda sobrou tempo para realizar a próxima tarefa, ou mesmo para aproveitar o resto do dia e ir ao cinema, então você foi eficiente.

Busque sempre ser uma pessoa eficaz e eficiente ao mesmo tempo. O planeta agradece.

Também queria deixar aqui um comentário que acho muito importante, que é a relevância destes dois conceitos para o nível operacional e gerencial.

No nível gerencial se exige eficácia, pois os gestores tem que apresentar resultados à organização, pois a organização não pede dele como foi que eles fez para alcançar aqueles resultados e sim quais foram os resultados.

No nível operacional se pede eficiência, pois a oraganização quer que o funcionário faça o seu trabalho do jeito correto que já é preestabelecido, já que essa forma já foi pensada para se conseguir bons resultados com ela, consequentemente o funcionário vai ser eficaz.

O Karatê-Do é uma arte, antiga e efetiva ( eficiente e eficaz ). Exemplo: O kihon correto e o treino diário de kata é eficaz, já o Karateca pontuar corretamente e ganhar a competição com o mínimo de erros e desperdício de técnica, se mostra eficiente.

Se você possui outra definição, complementar ou mesmo contrária, deixe seu comentário.

Espero ter ajudado e até mais...

Categories:

2 Responses so far.

  1. Fernando says:

    É justamente o contrário.
    A eficácia se dá quando todos os resultados se apresentam com sucesso absoluto, enquanto a eficiência se resume em fazer algo corretamente. São qualidades fundamentais quando associadas e aliadas nas demandas de uma organização.
    A palavra eficácia é empregada em nível organizacional, enquando a proparoxítona eficiência é geralmente utilizada em sistemas operacionais.

    Imagine a cena: Um cômodo com vazamento d'água. Uma pessoa entra com rodo, balde, pano e retira toda a água do local. Este foi um cidadão eficiente, que fez algo da forma correta. Uma segunda pessoa, observadora, procura pela origem do problema, e age no sentido de corrigir a falha. Este foi eficaz e solucionou o caso. Resumindo, eficácia é "mais melhor" que eficiência. Espero ter ajudado.

  2. nem é mais overlord rsrsrsr mas um dia ele volta

Leave a Reply