É isso ai amigos do karate, depois de alguns dias sem postar trago para vocês o novo kata do mês, o Kata Ju-Go.


Em anexo temos o Kata JU-GO em Vídeo, em vários ângulos, os movimentos mais importantes, kyodos e Bunkai.

Em vista a grande procura de crianças pela modalidade de Karate, estamos divulgando um novo método de treinamento, visando facilitar o aprendizado. Como todos já devem ter ouvido falar, a criança não é uma miniatura de adulto, e sua mentalidade difere qualitativamente e quantantivamente do adulto, de modo que, a criança não é só menor que o adulto, mas diferente deste, ( Claparéde, 1937).



Com experiências adquirida através de vários anos trabalhando com crianças, fomos adaptando vários treinamentos lúdicos, utilizando, jogos, brincadeiras e vários materiais, para auxiliar no aprendizado e fixação dos movimentos de karatê. Como nos treinamentos temos que ensinar as primeiras Bases, introduzir defesas ( Uku ), golpes de mãos ( Zuki ) e viradas ( Mawate ), nós da Associação Buijin-Do-Kan, introduzimos um Kata que denominamos “JU-GO”, ( o nome é devido aos 15 kyodos do mesmo ). Neste kata que é utilizado para criança na primeira idade, são introduzidas as primeiras Bases, como: Heisoku Dachi, Musubi Dachi, Heiko Dachi, kiba Dachi e Zenkutsu Dachi.

Com a intenção de preparar a criança para futuros KIHON E KATA, insistimos em utilizar o Kamae ou Gedan Barai sempre executado primeiro com o “lado esquerdo”.

EXPLICAÇÃO: Após o cumprimento inicial e tradicional do Karate, o aluno se prepara em “Yoi” e inicia com o movimento de SONOBA ZUKI, após,  executa Hidari ( esquerdo ) Gedan Barai, e em seguida aplicar, Jodan Ague Uke, por trêz vezes  ( como no Heian Shodan ) e vira     (mawate ),para traz”, ( como em kihon ). A volta do kata e executado com três Oi Zuki Chudan ( Iguais ao Heian Shodan ), novamente vire  Hidari Gedan Barai (como em Kihon ) defenda Jodan Shuto Ague Uke, e termine com  Migui ( Direito ) Chudan Gyaku Zuki, e volte em Yoi, Shizentai.

“Sem duvida é mais difícil explicar do que fazer o Kata”. As crianças terão uma grande facilidade em aprender e executar este kata. E o professor terá uma grande ferramenta de ensino, já que tem que passar todos este movimentos básicos para o aluno.













Com uma sequência montada de movimentos básicos, tonar-se mais agradável e motivante o treinamento de kihon. A criança terá um kata para começar a apresentar juntos aos amiguinhos mais experientes e o professor terá um tempo a mais para prepara-lo para movimentos mais complexos.


Quando o aluno conseguir dominar as técnicas do kata ( JU-GO ), e executa-lo sozinho, poderá receber uma “graduação simbólica”, como um grau na faixa branca, ou poderá até utilizada uma faixa intermediaria, como azul ou cinza,  ou algo deste tipo, para que assim possamos  motivar o aluno ainda mais. E o professor  ganhara  o tempo necessário para prepara-lo para o primeiro exame oficial.

Lembramos que este kata é para treinar crianças, mas também pode ser treinado por todos sem restrições, e com certeza vai acrescentar muito em seu Karatê.





Obs.: O kata apresenta uma complexidade maior que o kumite, tanto no aprendizado como na prática. A memorização e aplicação variam entre alunos da mesma faixa etária e graduação.

Espero que tenham gostado. 

                                                                               “ Bons treinos  e até mais “, 

                                                                                                                   OSS...

Antonio Carlos Gabriche – 4º Dan Shotokan
Associação Bujin-Do-Kan  São João da Boa Vista – SP   Brasil


















Antonio C. Gabriche                                        Antonio C. Gabriche Jr 
                 4º Dan                                                                                 1º Dan

Categories:

One Response so far.

  1. Parabéns pela execução do Kata e do Bunkai!!!OSU...

Leave a Reply