Dando continuidade a postagem de algum tempo atrás A Estrutura do Dojo e Reishiki, temos hoje uma matéria bem completa sobre quais são os elementos que compõem o Kamiza. 




O KAMIZA E SEUS ELEMENTOS



O Kamiza, que literalmente significa "lugar do espírito" é o principal lugar de um Dojô japonês, bem como casas tradicionais japonesas. Kami é um termo que descreve as várias divindades do xintoísmo, religião nativa do Japão. Então Kamiza é onde residem Kami. O Kamiza é, assim, um pequeno templo que costumava ser um lugar de reverência, pureza e respeito. Nas casas representa a veneração e respeito pelos antepassados. No Dojô de artes marciais, representa o respeito pela herança marcial e honra pelo atual Sôke ou Mestre da Arte Marcial em questão, bem como os anteriores dele. 


Embora o Kamiza consiste principalmente em elementos Xintoístas, não tem qualquer significado religioso nele, mas você deve pensar que é um ícone cultural. Quando meditamos na frente dele e reverenciamos, nós não estamos orando a nenhum Deus nem praticando qualquer religião, mas apenas mostrando respeito à nossa tradição e nossa herança marcial. 

“Alguns ocidentais podem ter dificuldade em assimilar a ideia de fazer as reverências e rituais em frente ao Kamiza, no entanto, seguir um caminho tradicional exige uma mente aberta”. 

A reverência ao Kamiza é um lembrete de que temos tido uma obrigação voluntariamente. O Kamiza é colocado na parede Norte do Dojô ou em uma casa, o Norte é o caminho para o céu como ele deixa a Estrela do Norte, considerada a primeira estrela do céu. No caso de não poder ser colocado na região Norte é colocado ao Leste, local de onde a luz do amanhecer. O terceiro lugar seria ao Oeste e por Último o Sul. 

O Kamiza contém uma série de elementos, alguns deles são obrigatórios e outros opcionais. Alguns deles são difíceis de encontrar aqui no Ocidente e em outros Dojô não têm o Kamiza colocado constantemente pelo qual os elementos são óbvios. 

ELEMENTOS DOS KAMIZA

Kamidana: É a estante que serve de base para colocar o templo e o resto dos elementos que constituem o Kamiza, cada um deles com um simbolismo e significado específico dentro da tradição japonesa derivada essencialmente do culto xintoísta, em outros casos também budista ou mesmo misto. 


Shimenawa: Um dos itens impossíveis de conseguir aqui, é um grosso pedaço de corda trançada de palha de arroz que identifica o lugar como um local sagrado, de acordo com o costume xintoísta. Indica a presença de "Kami" ou espírito do lugar. Marca a separação entre o profano e um lugar sagrado. Afasta as impurezas e purifica o espaço em torno dele. Esta corda é igual ao O-Fuda, que são queimados em um templo a cada ano em um momento específico e trazem uma outra corda abençoada pelos sacerdotes.















Shinden ou Shinzen: No centro do Kamiza encontramos uma estrutura (Shinden) similar a um templo, onde eles guardam o espírito (O-Fuda), que vigia e cuida de nosso progresso no treinamento.












O-Fuda: Amuleto que representa o espírito que reside no Kamiza, fornece boa sorte e proteção, e é benzido por um sacerdote xintoísta. É colocado dentro do templo (Shinden).



Kagami ou Shinkyo: Outro elemento importante e essencial é o Kagami ou Shinkyo, um pequeno espelho redondo, que reflete a nossa alma imortal e ao mesmo tempo nos faz lembrar da impermanência, a transitoriedade da nossa existência. Todas as qualidades são refletidas no espelho e vemos quando olhamos, por isso é um reflexo do nosso "Eu" verdadeiro e de nosso coração puro"(Shin Kokoro).















Kagaribi: Os candelabros para as velas. Normalmente se usam 2, 3, 5, 7 ou 9, dependendo da tradição, Dojô, escola, etc...

















 Tomy: As velas, que simbolizam a luz universal de que nos constituem de pequenos fragmentos. Quando se coloca 2, representam as energias básicas: In (Yin) e Yo (Yang). 3 representam o Sanshin, os três corações. Se colocar 5 velas, representam os 5 elementos: Chi, Sui, Ka, Fu, Ku. 9 velas na Bujinkan representam as 9 escolas e ao mesmo tempo o número mágico. 


Fotos dos Mestres: Em uma grande maioria dos Dojôs no Japão, se coloca fotos de mestres falecidos, a esquerda do Shinden e a direita são colocadas as fotos dos atuais ou que ainda vivem.


Shingu:  recipientes de porcelana.


* Sakaki Data: Vaso com folhas de árvore Sakaki, um pinheiro japonês. Simbolizam a presença da natureza e os nossos laços com ela. Pode ser substituída por qualquer elemento vegetal vivo, uma flor, plantas, etc.




* Mizutama: Uma pequena tigela circular com água fresca, uma oferta para os Kami.


* Tokkuri: Uma pequena garrafa selada completa de O-Miki, um saquê especial purificado ritualmente. Outra oferenda para os Kami.


* Sara: Tigelas contendo Oshio (sal) e Okomo (arroz lavado), que representam os elementos necessários para sustentar a vida. Como objetos opcionais também é normal colocar algum objeto pequeno que é de importância especial para o Dojô, ou uma imagem representativa de um Buda ou uma tigela com terra de algum lugar representativo para a escola em que foi queimado incenso.


















Antonio Carlos Gabriche - 4º Dan

Como vão meus amigos karatecas, na postagem de hoje lhes trago o resumo do Curso de Kodanshas realizado na cidade de Rio Claro. O evento foi uma realização da Federação Paulista de Karate, para disseminar o conhecimento do nosso karate. Espero que gostem.

Ao final da Matéria segue as fotos e um videos com o resumo do curso.







Curso de Kodanshas - Rio Claro - São Paulo 
Iniciativa – FPK ( Federação Paulista de Karate ) 



Vários karatécas do estado de São Paulo estiveram presentes, no ultimo sábado, dia 21 de maio de 2011 na cidade Rio Claro - SP, onde foi realizado um treino técnico de estilos visando a união, intercâmbio e elevação técnica do karate-do. A diretoria técnica preocupada com a evolução e com o grande número de atletas, árbitros, técnicos e professores participando nos campeonatos e exames de graduação superior, vem através do Departamento dos Kodanshas esclarecer as características de cada estilo.







REALIZAÇÃO: 4ª Delegacia Regional 
Delegado responsável: Prof. Antônio Bendilatti




TEMA 
  • Kihon e Kata (todos os estilos) 
  • Carência para exame de kyu (C.L.K) 
  • Exame de Graduação Superior 
  • Ética dos professores e árbitros 

PALESTRANTES 

  • Professor Pedro Hidekasu Oshiro 
  • Professor Edson Nakama 
  • Professor Sérgio Takamatsu 
  • Professor Marcelo Trovani 
  • Professor Massahiro Shinzato (a confirmar) 






Mini simpósio:– convidada: Profª Luci Nakama (ex-atleta das seleções paulista e brasileira e ex-técnica da seleção brasileira de karate)







NOSSA PARTICIPAÇÃO: 



Nós da Bujin Do-Kan não poderiamos perder esta oportunidade única, de estamos com nossos Kodanshas, e adquirir-mos mais informações e esperiências em nossa Arte.





Segue para vocês Fotos do encontro e no final, um Vídeo com algumas imágens do evento. Espero que curtam a matéria.







Sensei Pedro Hidekasu Oshiro 







Senseis - Marcelo Trovani - Edson Nakama - Sergio Takamatsu


Senseis da Shorin Ryu – Nelson Higa – Yoshimura - Valmir Zuza- Nelson Shizato

Professores da Shorin e Junior da Bujin Do Kan

Valmir Zuza – Gabriche – Zecão

Gabriche Jr. -   Sergio Takamatsu - Sensei Gabriche

Mini simpósio – convidada: Profª Luci Nakama

Sra. Lucia e Edson Fujinori Nakama

Mais fotos você pode ver ou baixar na Página:
Fotos de eventos







Antonio Carlos Gabriche Jr.
1º Dan - Shotokan

É isso ai grandes amigos karatecas, nesse final de semana a Ass. Bujin-Do-Kan participou de mais uma grande competição, a 2ª Copa Sanjoanense de Karate - UKCA. 
Foi uma ótima experiência, onde tivemos a oportunidade de ingressar novos atletas da Bujin-Do-Kan em sua primeira competição.


Ao Final da matéria segue o resultado geral da competição e Vídeo.

2ª  Copa Sanjoanense de Karate

        Aconteceu no ultimo final de semana dia 22 de maio nas dependências do Ginásio Nildes Fontão – ( CIC ) em nossa cidade, a 2ª Copa sanjoanense de karate, o evento contou com a participação de 12 associações e cerca de 129 atletas.
     O referido evento foi uma realização da UKCA ( União do Karate Circuito das Águas, Clube Matiqueira – Ass. Seishin, e contou com o apoio do Departamento de Esportes da Prefeitura Munícipal. Tendo como professor responsável pelo evento: Thiago Valente Seemann ( Canela ).

          Entre as convidadas, esteve presente a Equipe de Competição da Associação Buin Do Kan de nossa cidade, que foi representada por  15 Atletas, nas categorias,  infantil, Sênior e Master, e conquistaram brilhantemente, 08 medalhas de Ouro, 02 de Prata e 03 de Bronze.

Atletas que se destacaram:
Camila Vitória Simões
2 Ouro


Vinicius Sançana de Oliveira
2 Ouro


Monike Bertoncelli Betini
2 Ouro


Antonio Carlos Gabriche
1 Ouro


Lavinnia  Oliveira
1 Ouro


Antonio Carlos Gabriche Jr.

1 Prata

Robson Batista Hasmman


1 Bronze
Brendon Cardoso Gianuci

1 Prata
1 Bronze
Alexandre Marcon Poveda


 1 Bronze

Participaram das disputas na categoria infantil e Sênior  os atletas:
Dimitri Adriano Novo
Guilherme Ferreira M. Cardoso
Gabriel Cavalcante Chimelo
Walter Ângelo de Mendonça Filho
Rodrigo Spinosa Teixeira
Michelle Borges Gabriche

  Nossos Agradecimentos aos Pais e Colaboradores, que apoiaram a nossa associação e nos colocou no honroso 4º Lugar na Competição.  
Esperamos sempre contar com o apoio de todos para continuarmos crescendo a cada dia.




Resultado Geral da Competição


Parabéns a todos os participantes.

“O Esporte e um instrumento de Educação, Disciplina, Inclusão e Socialização”.

Lembrem-se que,  “o importante é competir para vencer, as nossas próprias falhas e corrigirmos nossos erros,  ( kyos ), para nosso crescimento interior”.




Antonio C. Gabriche Jr







É isso ai amigos do karate, depois de alguns dias sem postar trago para vocês o novo kata do mês, o Kata Ju-Go.


Em anexo temos o Kata JU-GO em Vídeo, em vários ângulos, os movimentos mais importantes, kyodos e Bunkai.

Em vista a grande procura de crianças pela modalidade de Karate, estamos divulgando um novo método de treinamento, visando facilitar o aprendizado. Como todos já devem ter ouvido falar, a criança não é uma miniatura de adulto, e sua mentalidade difere qualitativamente e quantantivamente do adulto, de modo que, a criança não é só menor que o adulto, mas diferente deste, ( Claparéde, 1937).



Com experiências adquirida através de vários anos trabalhando com crianças, fomos adaptando vários treinamentos lúdicos, utilizando, jogos, brincadeiras e vários materiais, para auxiliar no aprendizado e fixação dos movimentos de karatê. Como nos treinamentos temos que ensinar as primeiras Bases, introduzir defesas ( Uku ), golpes de mãos ( Zuki ) e viradas ( Mawate ), nós da Associação Buijin-Do-Kan, introduzimos um Kata que denominamos “JU-GO”, ( o nome é devido aos 15 kyodos do mesmo ). Neste kata que é utilizado para criança na primeira idade, são introduzidas as primeiras Bases, como: Heisoku Dachi, Musubi Dachi, Heiko Dachi, kiba Dachi e Zenkutsu Dachi.

Com a intenção de preparar a criança para futuros KIHON E KATA, insistimos em utilizar o Kamae ou Gedan Barai sempre executado primeiro com o “lado esquerdo”.

EXPLICAÇÃO: Após o cumprimento inicial e tradicional do Karate, o aluno se prepara em “Yoi” e inicia com o movimento de SONOBA ZUKI, após,  executa Hidari ( esquerdo ) Gedan Barai, e em seguida aplicar, Jodan Ague Uke, por trêz vezes  ( como no Heian Shodan ) e vira     (mawate ),para traz”, ( como em kihon ). A volta do kata e executado com três Oi Zuki Chudan ( Iguais ao Heian Shodan ), novamente vire  Hidari Gedan Barai (como em Kihon ) defenda Jodan Shuto Ague Uke, e termine com  Migui ( Direito ) Chudan Gyaku Zuki, e volte em Yoi, Shizentai.

“Sem duvida é mais difícil explicar do que fazer o Kata”. As crianças terão uma grande facilidade em aprender e executar este kata. E o professor terá uma grande ferramenta de ensino, já que tem que passar todos este movimentos básicos para o aluno.













Com uma sequência montada de movimentos básicos, tonar-se mais agradável e motivante o treinamento de kihon. A criança terá um kata para começar a apresentar juntos aos amiguinhos mais experientes e o professor terá um tempo a mais para prepara-lo para movimentos mais complexos.


Quando o aluno conseguir dominar as técnicas do kata ( JU-GO ), e executa-lo sozinho, poderá receber uma “graduação simbólica”, como um grau na faixa branca, ou poderá até utilizada uma faixa intermediaria, como azul ou cinza,  ou algo deste tipo, para que assim possamos  motivar o aluno ainda mais. E o professor  ganhara  o tempo necessário para prepara-lo para o primeiro exame oficial.

Lembramos que este kata é para treinar crianças, mas também pode ser treinado por todos sem restrições, e com certeza vai acrescentar muito em seu Karatê.





Obs.: O kata apresenta uma complexidade maior que o kumite, tanto no aprendizado como na prática. A memorização e aplicação variam entre alunos da mesma faixa etária e graduação.

Espero que tenham gostado. 

                                                                               “ Bons treinos  e até mais “, 

                                                                                                                   OSS...

Antonio Carlos Gabriche – 4º Dan Shotokan
Associação Bujin-Do-Kan  São João da Boa Vista – SP   Brasil


















Antonio C. Gabriche                                        Antonio C. Gabriche Jr 
                 4º Dan                                                                                 1º Dan