A FPK (Federação Paulista de Karate), a partir do mês de Setembro, dará inicio ao curso de formação de instrutores oficiais com o Sensei Ennio Vezzuli.

O curso será dividido em 10 módulos que devem abranger varias áreas do karate como: tradição, didática, kata, kumite, kihon, competições, exames de graduação entre outros. O curso tem como o ponto forte ser ministrado pelo sensei Ennio Vezzuli, que apesar de estar a um certo tempo afastado do cenário mainstream, é mais do que qualificado para tal curso. 

O curso é aberto para filiados e não filiados a FPK, porém a um acréscimo no valor do curso para não filiados.

Mais informações sobre o curso podem ser consultadas no site da FPK.


Antonio Carlos Gabriche Jr

Olá pessoal, depois de alguns tempo sem postagens, o blog Bujin-Do-Kan volta com a sua rotina normal de postagens. E o assunto que irei abordar nesse post é sobre a real necessidade da utilização de todo o conjunto de protetores que estão sendo introduzidos nas lutas do karate. Será mesmo necessário? 




Durante esses dias em que estávamos sem publicar algumas matérias, andei dando uma olhada em alguns vídeos na Internet, e durante uma das lutas me deparei com isso.


Depois de assistir a luta comecei a pensar se realmente era necessário tamanho material para uma simples luta. Vamos analisar os materiais que estão sendo utilizados por esse praticante: protetor bucal, luvas, caneleiras, protetores para o peito do pé, capacete e protetor de tronco. 


Um dos problemas que já me vem a mente é o valor total para se ter todo esse aparato ($$$), e não se enganem é obrigatório possuir todo esse material para se lutar. Em nossas competições estaduais e nacionais já é obrigatório o uso luvas, protetor bucal e caneleiras, mas acredito que não ira demorar muito para adicionarem os protetores de tronco e capacete.

Mas é agora que entra um dos grandes problemas que eu vejo com esses protetores, onde é que fica o controle que se é exigido na luta. Não estou dizendo que os protetores não devem existir, longe disso, eles são muito necessários para a preservação do atleta, ainda mais em categorias de crianças, mas essa quantidade já é, de certo modo, exagerada.

A algum tempo atrás se lutava apenas com luvas e protetores bucal, e antes disso não se utilizava de nenhum protetor, e nem por isso as lutas eram mais perigosas, na verdade o atleta deveria ter um controle muito mais sobre seus movimentos para não ferir o seu adversário.

Lembrando que esses protetores estão sendo utilizados nas categorias de 14 e 15 anos.

Gostaria que vocês colocassem seus pontos de vista sobre o assunto na página de comentários.

Abraço a todos e até o próximo post.




Antonio Carlos Gabriche Jr

Olá pessoal, venho aqui hoje para dizer para vocês que nosso blog da Bujin-Do-Kan não acabou não.
Nos da Bujin-Do-Kan estamos em uma época de muitas mudanças e reformas e por esse motivo não estamos tendo tempo suficiente para preparar as matérias para vocês, mas a partir de segunda feira voltaremos com nossa freqüência normal de postagem e com muitas novidades.

Abraço a todos e continuem acessando.




Antonio Carlos Gabriche Junior