É isso ai galera, durante algumas de minhas buscas por vídeos no Youtube, encontrei uma sequência de três vídeos intitulados Gallery Of Glory - Masters of JKA.

É uma espécie de documentário sobre a história da Jka, com entrevistas com alguns mestres como Sensei Tanaka, outros já de uma nova geração de grandes karatecas como Naka Tatsuya, que participou do filme O Faixa Preta e Karate Girl.

Infelizmente o vídeo não esta em português e não consegui achar com legendas, mas acredito que vale muito a pena assistir, pois mostra os treinamentos desses mestres, algumas apresentações e demonstrações e muito mais.


Recomendo que todos assistam aos vídeos que estão logo abaixo.






Antonio C. Gabriche Jr
1º Dan - Shotokan

BUJIN-DO-KAN ministra atividade de Karatê na UNIFAE para alunos do 3º ano de Licenciatura em Educação Física, a convite da Prof. Josvania Panetto. 





São João da Boa Vista está na região cristalina da Serra da Mantiqueira, em São Paulo. Com cerca de 83.369 habitantes, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,843 é considerado o 15º melhor do estado de São Paulo. 


Em convénio com o UNIFAE, o INPG oferece cursos de especialização e MBA Executivo em São João da Boa Vista. 

Um pouco da História


Pioneirismo e Dedicação ao Ensino Superior


O Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – FAE, com sede no município de São João da Boa Vista, Estado de São Paulo, é uma instituição de ensino municipal, autarquia, pluricurricular, criada pela Lei nº 633, de 01 de março de 2001, da Prefeitura

Municipal de São João da Boa Vista, SP, por via da transformação das Faculdades Associadas de Ensino – FAE, integrando o Sistema Estadual de Ensino.




O Centro Universitário, enquanto Autarquia Municipal, atende a legislação da administração pública, possui autonomia didático-científica, administrativa, de execução orçamentaria e disciplinar, conforme a Lei Municipal nº 633, de março de 2001 e é fiscalizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. 
O Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – UNIFAE foi credenciado pela Portaria CEE/GP nº118/04 – DOE de 03/08/2004.

Professor e Reitor Valdemir Samonetto


Prof. Mestre Guilherme Marson Junqueira
Coordenador do Curso de Ed. Física

Convite:
A convite dos alunos do 3º ano em Licenciatura, período noturno, alunos da professora Josvania Panetto, compareceram até a sede da Associação Bujin Do Kan, onde foi feito o convite para dissertar-mos sobre a Arte Marcial do Karate.


Josvania Panetto
Graduação em Educação Física pela
Universidade Estadual Paulista Júlio
de Mesquita Filho. Lato Sensu pela
Escola Superior de Educação Física de
Muzambinho. Mestre em Educação pelo
Centro Universitário Moura Lacerda. É
professora do Centro Universitário das
Faculdades Associadas de Ensino - FAE
e Professora da Secretaria do Estado da
Educação - SP.


Ministrantes:
Antonio Carlos Gabriche - Faixa Preta 4º Dan Karate Shotokan ( FPK - CBK )

Michelle Borges Gabriche Tassoni – Educação Fisica Plena ( UNIFAE )
Antonio Carlos Gabriche Junior – Licenciatura Educação Física ( UNIFAE )


Michelle Borges Gabriche Tassoni - Antonio Carlos Gabriche Junior - Prof. Eduardo – Boxe -  Antonio Carlos Gabriche

Abaixo vídeo e Fotos do encontro. Extra: ao final do vídeo postamos especialmente para vocês  a luta do brasileiro Douglas Brose na final do Mundial da Servia, onde este foi campeão mundial de karate 2010.




A Educação Física promove a saúde e a capacidade física das pessoas, por meio de atividades corporais e exercícios físicos. O profissional prepara a criança ou adulto para o esporte. Ele é encarregado das atividades que envolvem esforços físicos, definindo a atividade mais adequada para cada tipo de pessoa. 




Orienta a postura, a intensidade dos exercícios e sua frequência. Utiliza-se de técnicas científicas para melhorar o desempenho muscular, cárdio-respiratório e a flexibilidade de estudantes e atletas.



O profissional da Educação Física pode se dedicar a diversas áreas desde recreação, como também condicionamento físico, ensino e treinamento esportivo. A finalidade será sempre a de desenvolver o hábito da atividade física, educar os movimentos e dar preparo físico e condicionamento. De acordo com a especialização cursada poderá organizar, dirigir e promover a prática esportiva. Atualmente, com o interesse crescente na prática das mais diversas modalidades e atividades esportivas o professor de Educação Física também pode exercer a função de Personal Training. 


Depois de comemorarmos a páscoa e comermos muito chocolate, trago para vocês uma matéria muito legal sobre os Benefícios das Artes Marciais para  Crianças.
Quais as vantagens? como deve ser os ensinamentos das artes marciais para as crianças? Quais os princípios básicos que devem ser ensinados para as crianças através das artes marciais, essas e muitas outras perguntas que serão respondidas nessa matéria do nosso sensei Gabriche.


Karatê e as Crianças


     



( Karatê - Baby 1 ) – Bujin Do Kan


Benefícios do Treino de Artes Marciais para Crianças

Quando as coisas ficam difíceis em casa, é comum empurrarmos as crianças para frente da televisão para então podermos respirar aliviados. Finalmente, podemos começar a fazer o jantar e, talvez, verificar os e-mail ou lavar uma pilha enorme de roupa. Mas, quando seu filho de cinco anos de idade grita com sua mãe “Mãe, as crianças é que mandam!” ou seu filho de dez anos horroriza-o com uma linguagem que faria corar um marinheiro, você para pra pensar que deve haver algo errado com o que esses “programas de família”, que passam na televisão, realmente ensinam aos nossos filhos. Infelizmente, hoje, isso está acontecendo em toda mídia, dos esportes aos desenhos animados, e nossas crianças estão aprendendo coisas que nós, como pais, juramos que nunca iríamos ensina-las. Valores antigos como o respeito e a autodisciplina parecem ter sido esquecidos, substituídos pelo temido “bling bling” da cultura pop e rapper de hoje.
Só de imaginar seu anjinho de três anos se transformando em um narcisista, obcecado por si mesmo, folheado a designes caros, cheio de gíria, gastador, sem interesse em trabalhar e constituir valores familiares é o suficiente para fazer qualquer pai considerar aquela ameaçadora brochura militar, mas há uma solução a considerar.
 O Treinamento em Artes Marciais
 De Tartarugas Ninjas a Karate Kid

Você, seus filhos, todos já viram os chutes voadores, gritos de guerra e golpes poderosos de seus personagens de TV favoritos enquanto lutam com os bandidos, mas você pode se perguntar “Como, na vida, esses atos de violência podem ensinar alguma coisa que valha a pena aos meus filhos?”.
Em primeiro lugar, saibam que o que você vê na televisão (por exceção de, talvez, o Karate Kid) é uma visão muito distante do que as Artes Marciais verdadeiramente são. A verdade é que o treinamento em Artes Marciais é baseado em não violência.
Originárias da Ásia (principalmente Japão, China e Coreia, apesar de que Tailândia e Vietnã também tenham suas próprias práticas), as Artes marciais possuem uma grande variedade de tipos e estilos, que são baseados em ensinamentos morais bem afinados. A beleza de aprender artes marciais é que não engloba apenas o aspecto físico do esporte, mas as lições morais e o equilíbrio mental também.
Comparando as outras atividades e esportes infantis, onde a competitividade acirrada e o lema “vencer a qualquer custo” parece predominar, não é surpreendente que muitas crianças enfrentem problemas de autoestima e agressividade deslocada.
Agora imagine seu filho realmente aprendendo valiosas lições de vida, habilidades que ele vai levar ao longo de toda vida, formando as bases para uma vida bem ajustada como um adulto feliz. Talvez, se as artes marciais para crianças fossem populares na década de 70, como estaríamos hoje?

As Vantagens
  • As artes marciais para crianças constroem a confiança e a autoestima, bem como a autodisciplina, respeito, concentração e cortesia.
  • Muitas academias de artes marciais também oferecem cursos de liderança, ou lições semelhantes, para as crianças em conjunto com os seus programas de artes marciais.
  • O treino em artes marciais é ideal para crianças que não se dão bem em esportes de equipe, dando-lhes a capacidade de florescer essa habilidade, porque combina práticas físicas e mentais.
  • Muitos não percebem, mas é fato que os treinos em artes marciais são muito mais seguros do que a maioria dos esportes de escola.
  • Crianças com necessidades especiais tais como as DDA (Distúrbio de Deficit de Atenção), com dificuldades de aprendizagem e hiperatividade são frequentemente recomendadas a participar do treino em artes marciais pelos benefícios claros em suas técnicas de formação estruturada.


Mestre do Kung-Fu ou Guerreiro Ninja?

Antes de inscrever seu pequeno no treino de artes marciais, tome algum tempo para verificar os diferentes métodos disponíveis e veja o estilo que mais combina com seu filho. Essa é uma boa maneira de evitar os problemas que possam surgir de um conflito de personalidade da criança e as técnicas de treinamento.
Seu pequeno tem uma alma sensível? Então, talvez, um estilo que não se concentre em contato físico, mas sim, algo mais lento, com manobras defensivas, se sairia melhor para ele. Crianças mais agressivas, no entanto, podem preferir os movimentos mais rápidos e preferir o contato físico. 
Se Tornando Faixa Preta

 
    



Iniciar seu filho no treinamento do Karatê é o ideal (crianças a partir dos quatro anos de idade geralmente são aceitas, pois é uma boa maneira de aprimorar a coordenação motora), e muitos pais descobriram que em menos de um ano, seus filhos que estavam envolvidos com as artes marciais tinham visivelmente ganho traços positivos como, o aumenta a autoestima, respeito e aptidão física geral.
Além de todos esses benefícios muitos pais também optam por aderir ao programa de treinamento nas artes marciais, tornando-se uma ótima experiência que enrijece e constrói os laços de família.
KARATE INFANTIL

Sensei Gabriche e suas “Ferinhas do Karatê”

A Criança não é uma miniatura do adulto, e sua mentalidade difere qualitativa e quantativamente do adulto, de modo que a criança não é só menor que o adulto, mas diferente desde * (Claparêde, 1937).

O ensino e a aprendizagem do karate para crianças e jovens devem respeitar as características físicas e psíquicas dos alunos.
O planejamento e a metodologia de ensino devem ser adequados, respeitando os limites e a individualidades do praticante. 

A idade aconselhável para o inicio da pratica de qualquer desporto é a partir dos 6 ou 7 anos, porque nesta fase  a criança é muito fraca e descoordenada.
O Karate é uma das disciplinas desportivas que mais pode contribuir para o processo formativo da criança, pois desenvolve tanto o seu estado psíquico como físico, melhorando consideravelmente o seu rendimento escolar e na relação com os outros.

Princípios Básicos:

O karate deve se adequar à idade física e mental da criança.
O treinamento não deve prejudicar os estudos.
O treinamento que visa desempenho, deve ser uma opção da criança.
O treinamento também tem que ter um papel educador, preparando a criança para as diversas situações da vida social e esportiva.

Desenvolvimento motores:

Os principais requisitos Motores são: 
Resistência, força, flexibilidade, velocidade e capacidade coordenativas, etc., (Welneck, 1999).

A  competição para crianças:



As Competições  para  crianças são divididas em duas categorias de atividades: O KATA luta demonstrativa e o SHIAI KUMITE “Luta”.
O KATA- não há restrição de idade.
O SHIAI KUMITE- a nível de Confederações Nacionais é realizado a partir dos 14 anos.
As adaptações feitas no regulamento oficial de Shiai Kumite “ Luta “  foram elaboradas visando a prevenir a integridade da criança.


Professor: Antonio Carlos Gabriche.
Numero de registros:
FPK: 4283      CBK:2.104      CREF: 018095-P SP

Fontes de pesquisa:
Apostila: 1º Seminário Mineiro de Karate-Do – Prof. Newton Adas

É isso ai meus queridos amigos do blog Bujin-Do-Kan, no ultimo final de semana dia 17/04 a Bujin-Do-Kan participou mais uma vez da Copa UKCA de karate de Aguai.


Ao final da  matéria segue um vídeo contendo fotos e cenas da competição.





10ª  Copa UKCA de Karate de Aguai

Aconteceu no ultimo final de semana dia 17 de Abril a 10ª Copa UKCA de Karate na cidade de Aguai, o evento contou com a participação de 20 associações e cerca de 300 atletas.

Nossa cidade foi representada por 8 atletas da Associação Bujin Do Kan, sob o comando técnico de Antonio Carlos Gabriche (Guinho). 

A delegação Sanjoanense da Associação Bujin-Do-Kan conquistou no total 11 medalhas, sendo  06 Medalhas de Ouro, 02 Medalhas de Prata e 03 Medalhas de Bronze.

Atletas que se destacaram:
Camila Vitória Simões
2 Ouro


Vinícius Sançana de Oliveira
2 Ouro


Robson Batista dos S. Hasmann 
1 Ouro


Antonio Carlos Gabriche
1 Ouro


Brendon Cardoso Gianuci

1 Prata

Antonio Carlos Gabriche Jr.

1 Prata

Monique Bertoncelli Betin


2 Bronze
Bryam Cardoso Gianuci


1 Bronze
 


































Classificação Geral da Competição



Segue abaixo um vídeo com cenas de kata, kumite e fotos.




 


Antonio C. Gabriche                                            Antonio C. Gabriche Jr.

Dando seqüência as nossas matérias sobre Reishiki - Como se comportar em um Dojo, agora trazemos para vocês, como é a estrutura que compões o Dojo.  Estrutura do Dojo e Dojo-Kun. 


A estrutura do Dojo


Os dojos são entendidos como um lugar de respeito, aprendizado e desenvolvimento dos aspéctos moraes, e como tal, a organização do espaço obedece a determinadas regras. 
Vou apenas falar dos lados do dojo e do seu significado. Mais haveria para dizer, desde a orientação relativamente ao norte, a escolha do soalho ou a cor dominante, mas isso é um tema que não abordaremos até porque na nossa realidade cultural, temos de trabalhar com os espaços disponíveis.

Basicamente, quando visto de cima, um dojo tem a seguinte disposição:

KAMIZA: É o lado onde se encontra o retrato de O Sensei e/ou o Kamidana (miniatura de um templo, normalmente shinto). Este lado tem o significado da sabedoria, conhecimento, julgamento, etc. É representado pelo elemento água.
SHIMOZA:
 Oposto a Kamiza, é o lado onde se sentam os alunos por ordem crescente de graduações, no sentido de Shimoseki para Joseki ou seja, quando virados para Kamiza, da esquerda para a direita. Este lado significa o intelecto, a aprendizagem, a vontade. É representado pelo elemento fogo.

JOSEKI:
 Virado para Kamiza, é o lado direito e o lugar reservado a professores, instrutores e/ou convidados de honra. É o lado superior e significa a virtude, a caridade ou partilha, etc. É representado pelo elemento madeira.

SHIMOSEKI: 
Virado para Kamiza, é o lado esquerdo e normalmente o lado da porta da sala. É o lado inferior e significa moral, rectidão, integridade, etc. É representado pelo elemento metal. 
O centro da sala, teoricamente é onde se senta o sensei, embora possa variar de dojo para dojo. Normalmente o sensei não se senta no centro físico da sala, mas antes, mais próximo de Kamiza. O centro da sala significa a honestidade e é representado pelo elemento terra. 
Estas características, nas suas linhas mais gerais são comuns a todos os dojos. No entanto, os significados podem depender da escola, da arte marcial em questão, ou mesmo de quem interpreta as raízes culturais que deram origem a estes termos.

Bujin-Do-Kan  Dojo

Shotokan  Dojo



Dojo kun ( lema do karatê )



HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO
Esforçar-se para formação do caráter saudável

HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO
Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão

HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO
Criar o intuito de esforço

HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO
Respeito acima de tudo

HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO
Conter o espírito da agressão indestrutiva

Vocabulário


Preposições:   NI – para       NO - de; do; da      O - indica objeto direto

DOJO - local onde se pratica uma arte marcial; academia  
KUN - mandamento; obrigação

HITOTSU - um; uma unidade

JINKAKU - caráter; personalidade
KANSEI - formação; conclusão; término; acabamento
TSUTOMURU - esforçar-se; empenhar-se; tentar arduamente

MAKOTO - verdade; sinceridade; honestidade
MICHI caminho
MAMORU - obedecer; respeitar; guardar; cumprir; defender

DORYOKU - esforço; empenho
SEISHIN - espírito; alma; vontade; intenção; mentalidade
YASHINAU - alimentar; sustentar; manter; criar

REIGI - etiqueta; cortesia; civilidade; boa educação; respeito
OMONZURU - respeitar; ter muita consideração em; apreciar; estimar; venerar; honrar

KEKKI - impetuosidade; arrebatamento; violência
YU - vigor; coragem
IMASHIMURU - repreender; proibir; reprimir; conter

KOTO - sufixo que transforma a expressão numa ordem


Asai - Sensei